Percorremos mais de 500 quilômetros com o Chery Face pelo Sul de Minas e também interior e capital de São Paulo. E esta época de final de ano é perfeita para testar o comportamento de um veículo sob chuva, pois parece que chove sem parar, principalmente em Minas. Aliás, por causa da chuva muito forte nem chegamos a fazer as tradicionais fotos na beira da estrada. Fora o limpador de parabrisa barulhento e um pouco pequeno para a área do parabrisa, os outros equipamentos utilizados sob chuva se comportaram bem. O carrinho vai bem e o ar-condicionado é eficiente.
Um detalhe que não gostamos foi a falta de estabilidade em alta velocidade. Por exemplo, na Rodovia Castelo Branco, que pegamos para devolver o Face em Salto depois de ter ido até São Paulo, a velocidade permitida é de 120 km/h, e ali o Face se abala bastante com os ventos laterais, chegando até a desviar um pouco de trajetória. O câmbio é longo, e em algumas retomadas e reduzidas, o Face leva mais tempo para ganhar velocidade.
Os níveis de ruído registrados com nosso decibelímetro: ponto morto 54 decibéis, 100 km/h 65,5 decibéis e 110 km/h 71,2 decibéis. Nestes números também fica claro que a 110 por hora e acima o Face tem um alto nível de ruído, nem tanto pelo motor e mais pelo ruído aerodinâmico do vento batendo nos vidros laterais. E por falar na velocidade de 110 km/h, neste ponto o motor funciona com 3.000 rotações, em quinta marcha.
A suspensão do Face é firme, mas não chega a ser dura. O único problema nesta área é o curso muito curto da suspensão. Ao passar por lombadas, tanto dentro da cidade quanto na estrada, mesmo que você passe em uma velocidade considerada “normal”, a pancada no batente é forte. Ou seja, falta curso. Praticamente em qualquer lombada que você passar, ouvirá a batida. Acaba sendo irritante.
Os que andaram conosco no Face acharam que o interior dele tem um design simples, mas agradável. O acesso aos comandos foi considerado bom, tudo foi visto como sendo melhor do que em um popular nacional. O rádio foi um pouco difícil de programar, mas depois se acostuma. A dirigibilidade é boa, e os bancos são confortáveis, apesar de estreitos. O espaço para as pernas é razoável, e a reação das pessoas ao ver o Face foi boa. Todos o acharam bonito e perguntaram que carro era. Se surpreenderam com os equipamentos de série.
Vamos falar do consumo? O Chery Face fez 14,9 km/l na estrada, na maior parte do tempo com o ar-condicionado ligado. Encaramos como uma média razoável. E com o ar-condicionado ligado, o desempenho não foi muito afetado.
Alguns aspectos negativos: o cinto de segurança solta com muita força, batendo na porta ou na coluna, o velocímetro tem leitura um pouco difícil, como já comentamos na matéria anterior, o porta-luvas é muito pequeno e as bolsas laterais nas portas, para guardar objetos, são muito pequenas.
Alguns aspectos positivos: sensor de estacionamento eficiente e criativo, alarme fecha os vidros automaticamente, a iluminação do painel é boa e os equipamentos de série contribuem para um uso mais confortável.
Fonte: NA
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