Pesquisa personalizada

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Chery Face 1 – Fotos e detalhes gerais do modelo


Neste mês de dezembro, ao mesmo tempo em que estávamos testando a F-250 Tropivan, buscamos um Chery Face vermelho na sede da Chery, que fica em Salto/SP, perto de Campinas. A Chery nos cedeu o carrinho por uma semana, e nestes dias, andamos bastante com ele tanto na cidade quanto na estrada. O Face em questão é 2010, e estava com pouco mais de 8.000 quilômetros rodados. A versão é única, aquela vendida por 31.900 reais (sem frete) enquanto avaliamos ele.

Depois disso, há alguns dias, a Chery mudou o preço do Face para 32.900 reais com frete incluso para qualquer lugar do país, o que acabou com a festa de concessionárias pedindo quase 2.000 reais de frete. Para brigar com os populares de marcas bem estabelecidas no Brasil, Chery Face entrega um pacote bem completo de equipamentos, por um valor que geralmente oferece apenas modelos básicos.

Ar-condicionado, direção assistida, airbag duplo, freios ABS, regulagem de altura do facho dos faróis, sensor de estacionamento traseiro, airbag duplo, faróis de neblina, rodas de liga-leve, trio elétrico, alarme, som com CD e MP3, etc. Todos os itens que poderiam ser colocados nos populares nacionais, e ainda mais um pouco. Só que com a diferença de termos preço final de 32.900 reais e não 40.000 ou até mais. Um Fox 1.0 com conteúdo semelhante passaria dos 44.000 reais.

O Chery Face consumiu 150 milhões de dólares em investimentos, tem suas linhas assinadas pelo estúdio Bertone, e é um modelo mundial. Isso tem vantagens e desvantagens. Alguns detalhes foram bem pensados se nos voltarmos para consumidores de outros países, já para o Brasil nem tanto. Mas, de um modo geral é um hatch compacto bem resolvido.

Olhando para ele, as pessoas querem saber de que marca ele é. Vão correndo olhar nos emblemas da tampa traseira, e lêem: “Cherrí? Que marca é essa?” Até pensam que se trata de algo francês. Quando você diz que é um carro chinês, a maioria não acredita, pois não vê aspectos claramente inferiores (que todos esperam em carros da China) no Face, pelo menos à primeira vista.

O visual é classificado como bonito, interessante. Quando você comenta a lista de equipamentos de série e o preço, se surpreendem ainda mais. Mas logo depois chegam os comentários sobre a mecânica, que deve ser frágil, e sobre o fato de apenas concessionárias “mexerem” em um carro desses. E como aqui na minha cidade não tem concessionária Chery, a ilusão se acaba rapidamente.

Por outro lado, quem mora em uma capital ou cidade razoavelmente grande que tenha uma concessionária Chery tem qual motivo como possível impedimento para comprar um Chery Face? Existem impedimentos? É o que mostraremos nesta avaliação completa.

O Face tem 3,70 de comprimento e 2,39 de entre-eixos, com altura de 1,52. Ele é menor que vários populares, mas a altura avantajada apresenta benefícios, assim como acontece no Fox, por exemplo. Dando-se uma olhada rápida no exterior e interior, encontramos um bom acabamento, peças bem encaixadas, e nada dos defeitos geralmente vistos em chineses. O motor 1.3 de 84 cavalos tem um desempenho razoável, mas duas coisas façam com que ele seja mais fraco do que imaginávamos: câmbio longo e as dezesseis válvulas.

Um motor 16v já tem de ser conduzido com o pé lá embaixo, para se obter bom desempenho. Junte isso a um câmbio longo e parece que o Face é 1.0 ou 1.1 no máximo, não 1.3. Em altas rotações, no entanto, ele desperta e se transforma em outro carro.

Ficha Técnica
Chery Face
Motor 1.3 Acteco
Cilindrada (Cm³) 1.297
Potência (Cv) 84 a 5.750 rpm
Torque (Kgfm) 11,4 a 3.500 rpm
Câmbio Manual de cinco velocidades
Comprimento (m) 3,70
Largura (m) 1,58
Altura (m) 1,56
Entre-Eixo (m) 2,39
Porta-Mala (l) 190
Suspensão Independente do tipo McPherson, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora na dianteira; por eixo rígido, com braços arrastados, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos na traseira
Freios Discos sólidos na frente e tambores atrás, com ABS e EBD
Tanque (l) 45
Preço (R$) R$ 32.900
Taxa de Compressão 10.8:1
Consumo (dados de fábrica – km/l) 13
Velocidade Final (km/h) 156
Aceleração 0 a 100 Km/h (s) 16
Fonte: NA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...