Pesquisa personalizada

sábado, 12 de março de 2011

Chery-Socma pode fechar fábrica no Uruguai por causa da Argentina


Faz dois meses que a Chery não desembarca carros na Argentina. Tudo por conta das novas regras para importação de veículos praticadas pelo governo argentino, que inclusive impôs barreiras à importação de carrocerias de ônibus brasileiros.

Como Tiggo e Face são montados no Uruguai com parte de peças oriundas do país vizinho, a marca estaria liberada para vendê-los por lá, mas não é o que está acontecendo. O governo argentino alega que a Chery-Socma está importando peças da China no lugar das feitas localmente.

Por isso, as vendas dos dois modelos foram impedidas no país. Diante disso, a Chery-Socma cogita fechar a fábrica no Uruguai e dispensar os mil funcionários. A situação da Chery é crítica, já que faltam produtos para atender aos consumidores argentinos.

Importar só se exportar!

O subtítulo desta matéria resume tudo. O governo argentino declarou que as empresas que desejam importar carros para o país terão de exportar produtos nos mesmos valores. Ou seja, se importar um carro de US$10.000, terá de exportar outro ou qualquer produto pelos mesmos US$10.000.

A reunião entre representantes do governo e as empresas importadoras de veículos causou espanto geral entre os diretores das marcas que vendem no país, diante da nova regra imposta pelo governo. Antes, o governo havia colocado barreiras para veículos diesel acima de 2.5 litros e a gasolina acima de 3.0 litros.

Mesmo diante da situação inusitada que se encontram marcas como BMW, Audi, Subaru, Hyundai, entre outras, a associação dos fabricantes de veículos da Argentina anunciou oficialmente o Salão de Buenos Aires 2011. O evento será realizado entre os dias 17 e 26 de junho. Com certeza a ausência de muitas marcas será sentida, embora os organizadores digam que não, visto que muitas marcas já adquiriram espaço.
Fonte: NA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...